Você está determinado a melhorar a iluminação, economizar energia elétrica, reduzir a conta no final do mês e ainda contribuir para a sustentabilidade do planeta. Acredita que substituir as lâmpadas antigas pode ser o primeiro passo a ser dado para seguir nesse caminho.
Trocar as lâmpadas comuns por leds pode também lhe gerar um economia adicional na manutenção das instalações elétricas. Afinal, não será mais preciso trocar lâmpadas com frequência e ainda haverá uma otimização do sistema de refrigeração com a redução do calor no ambiente.
Mas quando você foi até uma loja especializada procurar por leds faz uma interessante descoberta: todos vêm da China. E agora? Se todos têm a mesma origem, qual você deve comprar?
Selo do Inmetro
Para descobrir qual lâmpada de led tem a qualidade que você busca, você precisa observar, com atenção, a embalagem. A primeira informação que você precisa encontrar é o Selo do Inmetro.
É esse selo que garante se o led tem os requisitos mínimos para cumprir o que promete. Você sabia que um led de qualidade pode durar 25 vezes mais do que uma lâmpada incandescente e 4 vezes mais que uma lâmpada fluorescente compacta?
Também é imprescindível que você veja na embalagem a Etiqueta Nacional de Conversão de Energia. Os selos e todas essas informações devem estar em Português. Confira ainda se existe um número de registro na embalagem.
Rendimento Luminoso
Você também deve observar na embalagem a quantidade de watts e lúmens do led. Você sabe qual a diferença entre eles? Watts é a potência e é equivalente ao consumo de energia.
Já o lúmen é a quantidade de luz emitida pela lâmpada em todas as direções. Ele é conhecido também como fluxo luminoso. Quanto maior esse número, mais luz a lâmpada de led emite no ambiente.
Você precisa medir o rendimento luminoso do led. Para descobrir isso, basta você dividir a quantidade de lúmen pelo número de watts. O resultado indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que consome.
Outros Selos de Qualidade
Outra vantagem das lâmpadas de led é ser livre de mercúrio, metal pesado e poluidor. O design é moderno e ainda tem baixa emissão de calor. Além disso, o led conta com uma baixa voltagem de operação, ou seja, não representa perigo para quem o instala.
Antes de comprá-lo, veja também se a embalagem tem o Selo da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação. Essa é mais uma garantia que você está comprando um produto que realmente atenderá suas expectativas.
Solução para Instalações Elétricas
Se você já pretende colocar em prática os conhecimentos que adquiriu nesse artigo, conte com o auxílio da LedMix.
Você também pode conversar com especialistas para otimizar as instalações elétricas do condomínio, hotel, shopping, bar, loja ou restaurante. A LedMix já atende diversos clientes nesses segmentos e lhe oferecerá a melhor solução para conciliar economia, eficiência e sustentabilidade. Clique no botão abaixo e faça um orçamento online e sem compromisso.