Edifícios precisam de cuidados redobrados com o sistema hidráulico. A pressão da água deve ser ideal para não haver transtornos nos apartamentos que estão no térreo ou nos primeiros andares.

Se o sistema hidráulico predial não estiver funcionando adequadamente, ou seja, se o fluxo de distribuição de água não for igual para todos os apartamentos, haverá problemas em alguns apartamentos com água saindo pelos ralos e pelas privadas dos banheiros. E até mesmo com vazamentos.

Além disso, se a instalação e a manutenção do sistema hidráulico não estiverem corretas, o prédio estará descumprindo a NBR 5626. Essa norma regulamenta a instalação predial de água fria.

Variáveis influenciam no processo de distribuição de água nos apartamentos em um edifício. A principal delas é a pressão. Nos prédios, o que acontece é simples: a altura influencia na pressão da água no momento de distribuí-las aos apartamentos.

Se diminuirmos a altura, a pressão diminui. Mas não é possível reduzir a altura de um prédio, precisamos de válvulas redutoras de pressão. Como o próprio nome diz, elas são responsáveis por minimizar a pressão da água nesse processo de divisão pelos apartamentos.

 

Instalando Corretamente as Válvulas Redutoras de Pressão

Segundo a normatização brasileira, a pressão estática, ou seja, aquela que é aferida quando todos os registros dos apartamentos de um prédio estão fechados, não pode ultrapassar 40 mca (metros de coluna d´água) nos pontos de consumo (torneiras, chuveiros, etc.).

Nos edifícios, normalmente, o abastecimento de água acontece a partir de um reservatório superior. Para evitar possíveis transtornos provocados pela pressão, são instaladas válvulas redutoras de pressão.

Elas são instaladas em uma estação redutora de pressão. Ela deve estar instalada acima do ponto onde se encontra a pressão limite. Ou seja, na metade do edifício. Esse é o ponto que garantirá segurança ao processo.

A pressão da água na saída das válvulas é determinada pelo usuário através da regulação das válvulas. Assim, a água retorna às tubulações para ser distribuída aos andares inferiores.

 

Manutenção das Válvulas Redutoras de Pressão

Se as válvulas redutoras de pressão estiverem desreguladas, elas podem provocar até mesmo o rompimento das tubulações nos andares inferiores. O excesso de pressão da água nas torneiras e chuveiros nos apartamentos aumentam o consumo de água, ocasionando um grande desperdício de água.

A manutenção das válvulas redutoras de pressão devem ser feitas uma vez pelo menos uma vez ao ano. É preciso verificar se, eventualmente, elas estão emperradas, comprometendo o processo. Esse trabalho precisa ser realizado por uma empresa especializada.

Se você quer avaliar a instalação e/ou saber detalhes sobre a manutenção das válvulas redutoras de pressão, conheça a LedMix. Especializada em engenharia sustentável, a Empresa fará um estudo personalizado do sistema hidráulico do seu edifício.

A LedMix tem know-how na prestação desse serviço e um grande número de clientes. Clique no botão abaixo e converse com a LedMix.

 

Quero Fazer um Orçamento, Sem Compromisso!