O assunto impermeabilização na construção civil é um tema de extrema importância. Pois é este procedimento que irá proteger a obra contra ações de fatores externos, tais como: umidade, infiltração, mofos, bolores, manchas e destacamento do revestimento interno.
Por isso a relevância da impermeabilização é justamente por ser uma ação de vedamento ou selamento de determinadas superfícies, protegendo-as.
Se quer entender mais sobre este tema, continue lendo. Vamos explicar quais são os tipos e como fazer a vedação de lajes e cisternas.
Os tipos de impermeabilização mais usados
O procedimento de impermeabilização tem por objetivo tornar o material impermeável. Isto é, impedir que à água, a umidade, dentre outros possam penetrar e causar danos.
Os processos de impermeabilização são mais comuns em lajes, terraços e piscinas visto que estão continuamente expostos aos fatores climáticos.
A princípio podemos informar que existem dois tipos de impermeabilização, que são: a flexível e a rígida.
Rígida
Apropriada para superfícies que não sofram com a variação de temperatura, com o movimento do solo e nem com fissuras e trincas. Nesse caso, são utilizados cimento ou argamassa com aditivos químicos.
Exemplos de aplicação adequada em locais com estabilidade: poços de elevador, subsolos e piscinas enterradas, vigas de baldrames.
Flexível
Apropriada para superfícies expostas às mudanças climáticas, que podem sofrer com trincas, infiltrações e umidade. Tal tipo consegue se alongar e absorver a fissuração, acompanhando o movimento da estrutura.
Além disso, consiste em produtos ou materiais que podem ser aplicáveis em superfície a ser vedada. Isto é, podem ser preparados no local formando membranas ou serem pré-fabricados. Exemplos são as mantas e lonas.
Como também é importante salientar quais são os sistemas mais utilizados atualmente, ou seja, as técnicas mais usadas, que são:
- Argamassa polimérica
- Calafetador
- Emulsão acrílica
- Emulsão asfáltica
- Hidrofugante
- Hidrorrepelente
- Manta asfáltica
- Lona
A impermeabilização de lajes
Quando a laje é uma cobertura exposta ao sol e a chuva constantemente o processo de impermeabilização é indispensável. Tal procedimento irá evitar futuros problemas com infiltrações e/ou corrosão das armaduras.
Para executar este processo e obter bons resultados é preciso que busque orientação profissional qualificada. Pois este é um procedimento técnico, que necessita de conhecimento para ser executado e de garantias da qualidade do serviço prestado.
De início você já tem a necessidade de uma orientação profissional. Pois você precisa entender um pouco das diversas opções de impermeabilização para lajes expostas disponíveis no mercado, tais como:
- Manta asfáltica,
- Manta aluminizada
- Impermeabilizante para laje a base de pintura líquida
- Dentre outros.
Ademais o impermeabilizante para laje pode também ser utilizado em caixa d´água, cobertura e diversas outras superfícies que necessitem de proteção contra a água.
Por que impermeabilizar?
A ideia de impermeabilizar está diretamente relacionada com a intenção de prevenção. Portanto, impermeabilizar é proteger contra desgastes advindos das condições climáticas, do uso inadequado ou do próprio desgaste pelo fim da vida útil.
Dessa forma, a impermeabilização é uma técnica que garante a durabilidade da construção e evita dores de cabeça com infiltrações, danos irreparáveis e estruturas submetidas à unidade, como por exemplo, nessa época em que estamos com tempo muito chuvoso.
O papel da impermeabilização em qualquer construção pode ser identificado como sendo:
- Proteger patrimônios
- Evitar proliferação de fungos e bactérias
- Prevenir acidentes
- Evitar brigas entre vizinhos devido a responsabilidade da infiltração
Com todas essas informações podemos considerar que você já entende um pouco desse assunto de impermeabilização. Por isso já pode começar a pensar nas providências para impermeabilizar a sua futura piscina ou laje.
Então, que tal fazer um orçamento personalizado com a LedMix?
A LedMix é especializada em impermeabilização e têm soluções inteligentes que prezam pela sustentabilidade.
E já conta com credibilidade no mercado, afinal, a empresa tem clientes renomados em seu portfólio.
Não perca mais tempo e faça contato com a Ledmix para solicitar o seu orçamento.
Fontes:
http://incopre.com.br/index.php/quais-sao-os-tipos-de-impermeabilizacao-usados-na-construcao-civil/
https://www.lonax.com.br/o-que-entender-sobre-impermeabilizacao-na-construcao-civil/
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=20&Cod=2284
https://www.vivadecora.com.br/revista/impermeabilizante-para-laje/
https://fibersals.com.br/blog/impermeabilizacao-de-cisterna-como-acabar-com-as-infiltracoes/
https://www.ecycle.com.br/4203-tipos-de-cisternas-modelos-de-plastico-cisterna-ecologica