O Verão ainda não chegou, mas as altas temperaturas já estão fazendo parte da nossa rotina.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a Primavera será de calor e temperaturas acima da média histórica. E as chuvas demorarão a chegar.

Então, nada melhor do que contarmos com a ajuda do ar condicionado para mantermos sempre a temperatura agradável nos ambientes.

Mas, se a manutenção do ar condicionado não for feita adequadamente, a sensação agradável que ele nos proporciona pode se transformar em problemas de saúde.

O ar condicionado não só climatiza o ambiente, mas também filtra o ar, retendo as impurezas e os germes em seu filtro.

Se você não se preocupa com a manutenção do ar condicionado, essas impurezas propagam-se pelo ar, porque o filtro fica com excesso desses resíduos.

Então, essa sujeira pode provocar várias doenças respiratórias, como rinite, sinusite e até mesmo uma gripe alérgica.

Manutenção do Ar Condicionado: Por que Fazer?

A manutenção do ar condicionado deve ser feita por um profissional técnico especializado pelo menos a cada 6 meses.

A Portaria 3.523/98 estabelecida pelo Ministério da Saúde determina um conjunto de regras para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados.

E uma das orientações dessa Portaria é a contratação de técnicos ou empresas especializadas para realizar a manutenção do ar condicionado.

Porque somente especialistas sabem todos os aspectos que devem ser verificados e corrigidos para proporcionar um ar refrigerado de qualidade.

Durante a manutenção do ar condicionado, além da limpeza do filtro, também são checados outros pontos, como a condensação da água.

Porque pode ser que o aparelho esteja acumulando água em seu interior, favorecendo o surgimento de fungos, bactérias e até mesmo a proliferação do mosquito da dengue.

Também são restaurados outros aspectos internos do ar condicionado, garantindo que ele consuma menos energia elétrica.

E você sabia que até mesmo a sujeira do aparelho faz com que ele consuma mais energia?

Quando o ar condicionado está sujo, ele força o compressor para esfriar o ambiente, gerando um maior gasto de energia.

Além de você ter problemas com o aumento da conta de energia elétrica, se você não se preocupa com a manutenção do ar condicionado, ainda existe a diminuição da longevidade do aparelho.

Em cidades litorâneas, os problemas internos do ar condicionado costumam ser maiores. Porque o clima e a maresia tendem a produzir maior enferrujamento e corrosão das peças.

Então, resumindo, se você deixa de fazer a manutenção do ar condicionado, os problemas mais frequentes que poderão surgir são:

  • Doenças respiratórias, como sinusite, rinite e gripes;
  • Comprometimento da durabilidade do aparelho;
  • Maior gasto de energia elétrica.

Como Evitar Problemas com o Ar Condicionado?

Ao fazer a manutenção do ar condicionado, você evita que esses 3 principais problemas aconteçam na sua empresa, condomínio, shopping, hospital ou residência.

Se, depois de ler esse artigo, você quer fazer a manutenção do ar condicionado, busque uma empresa especializada e que já conta com um grande número de clientes atendidos. Então, faça o seu orçamento com a LedMix.

 

Quero Fazer um Orçamento, Sem Compromisso!